- Parque Oeste em Inhoaíba sedia o 3º Encontro de Turmas de Bate-bola
- Escolas de Realengo, Campo Grande e Santa Cruz recebem mobiliário da Cúpula do G20
- RPMont em Campo Grande marcou presença no G20
- Sereno de Campo Grande lança o Carnaval 2025 neste domingo
- É nessa quinta-feira o teste de reinauguração do Arthur Azevedo
Bangu ganha Polo de Cuidado Comunitário
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou nesta quarta-feira, 1º de julho, o segundo Polo de Cuidado Comunitário, desta vez em Bangu. A unidade é destinada a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal ou suspeita de Covid-19 e funcionará na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, ao lado do centro de imagem recém inaugurado.
São 20 leitos de observação clínica para atendimento 24 horas por dia para pacientes com indicação médica após avaliação e resultado da tomografia realizada no centro de imagem.
O Polo de Cuidado Comunitário é um modelo assistencial novo, que visa controlar o contágio e evitar que os pacientes venham a agravar e precisar de leito de UTI. Assim, logo nos primeiros sintomas de Covid-19, os pacientes ficarão sob vigilância de médicos e enfermeiros e recebendo os cuidados indicados.
-Tenho a impressão de que isso é um exemplo para o Brasil. Nós temos um tomógrafo junto com os leitos. Se a pessoa for diagnosticada com o início de uma pneumonia viral, imediatamente vem para cá. Lembra que no início as pessoas diziam assim: ‘Se você está com sintomas gripais vai para casa.’ Agora não. Agora se ela tiver os sintomas e na tomografia tiver qualquer comprometimento do seu pulmão, vem para cá. Tenho certeza de que vamos salvar muitas vidas – disse Crivella.
Quem será atendido no Polo de Bangu
O Polo Comunitário de Bangu receberá pacientes com síndrome gripal (febre + sintomas respiratórios) que foram atendidos no próprio local ou encaminhados de unidades de Atenção Primária ou UPAs, e que façam parte dos grupos prioritários, como idosos (acima de 60 anos), portadores de doença crônica cardiovascular ou pulmonar, imunossuprimidos (por doença ou uso de medicação imunossupressora) e obesos (IMC acima de 40).
O serviço também vai oferecer coleta de exames laboratoriais de rotina (laboratório conveniado) e urgência (unidades de 24h de referência), testagem rápida de pacientes com critérios de inclusão, centro de imagem com radiografia simples e tomografia computadorizada, acompanhamento por equipe multidisciplinar (fisioterapia, nutrição, psicologia) e estabilização de pacientes graves até a remoção.
A obra foi realizada pela RioUrbe e todo o espaço dispõe de pias e dispensadores de álcool gel, entre outros itens para garantir a higiene de profissionais e pacientes. O Polo de Bangu é a segunda unidade do gênero inaugurada pelo prefeito Marcelo Crivella. Na semana passada, foi lançado o primeiro polo, no Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande.